
”O Plástico é precioso”
A Precious Plastic ES é uma empresa de impacto socio ambiental fundada em 2022 no Dia Mundial dos Oceanos, por dois antigos amigos da Airdrop Culture, com o objetivo de contribuir com o combate a poluição dos oceanos e preservação do Planeta Terra.
Nossas realizações e produtos se tornam possível a partir do resíduo plástico (inicialmente plástico do tipo 2 e 5), material que potencialmente iria para o oceano, meio ambiente, aterros ou ser incinerado.
A coleta do material é feita através de doações e pontos de coleta em estabelecimentos locais.
O processo envolve limpar, separar por tipos e cores, triturar em grânulos e injetar o plástico derretido em moldes de metal.
Agregamos valor sobre o resíduo plástico por meio da upcycling e circularidade, fazendo com que o resíduo plástico volte a cadeia econômica com maior valor, design e sustentabilidade.

Apenas 1% do plástico no Brasil é reciclado, a maior parte acaba em lixões, no meio ambiente e oceanos causando uma série de impactos socioambientais e econômicos.
Nossa missão é enfrentar o problema dos resíduos plásticos por meio da UPCYCLING; ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, que consiste em um processo de uso de produtos, resíduos, peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetados.
A Sustentabilidade e a Educação Ambiental são os principais pilares da Precious Plastic ES, que visa transformar a percepção das pessoas a respeito do descartável, trazendo economia Circular e educação socioambiental.
Transformamos o plástico pós consumo em produtos mais duráveis e preciosos
Felipe Carvalho é economista é Co-Fundador da Precious Plastic ES e busca desenvolver a economia circular no estado do Espírito Santo através do upcycling de resíduos plásticos.
”A grande pira foi o seguinte, nós estavamos em plena Pandemia do COVID- 19 profundamente angustiados com o excesso de plástico dentro de casa. Nesse mesmo tempo meu irmão Gabriel se mobilizava com Projetos Ecológicos, Estudos na área de Plástico e Preservação Oceano e com produção ”Stand-up Pet” no congresso de Oceanografia no Estado do Rio Grande do Sul, entre várias outras questões Ambientais, sempre falei que Gabriel era ” Gaia Man” guardião da Natureza rs. Lixo, animais marinhos mortos, poluição do Mar, catastrofes ambientais provenientes de grandes industrias foram pontos bem presentes em nossa infância na linda ilha de Vitória, Espírito Santo.
Juntando todo esse fato, no fim da Pandemia, ainda com acumulado de plástico e lixo industrializado em nossa Varanda, decidimos botar realimente algo em prática cotidiana em prol do Meio Ambiente”. Felipe Carvalho
Gabriel Carvalho é Oceanógrafo e Co-Fundador da Precious Plasctic ES, amante do planeta Terra. Faz upcycling de resíduos plásticos para levar a consciência ambiental para sociedade .
” Uma curiosidade é que a Natureza sempre me despertou, na feira de escola quando criança pude construir um robo feito de lata de plástico com meu tio… nesse mesmo tempo começei a surfar e andar de skate, então sempre tive contato com poluição. A Oceanografia desde berço.
Outra coisa que deu influência direta ao desenvolvimento do Precious Plastic foi a quantidade de vezes que vimos tartatugas mortas na Praia em frente de nossa casa… cheguei a realizar estudos de analise tratodigestivo de tartarugas na ilha de vitória, uma pesquisa realizada a fim de descobrir qual era o possível motivo de mortes de Tartartugas. Me lembro que 80 % das tartarugas continham plástico no estomago e indícios de doenças devido ao estresse ambiental. No ano de 2013 participei de alguns motivimentos de ativismo em prol da preservação tal como aa realização do projeto da ecobarreira (Medida Resíduo Flutuante). Tudo fluiu muito natural para eu estar em essa posição.
Hoje eu trabalho como oceanógrafo e acredito e manifesto por meio da Precious Plastic ES que o poder da transformação do resíduo pode ser uma ferramenta incrível para conscientização e um passo em bom caminho para a preservação.
Projeto integrado no manguezal de Vitória, construção de barreira ecológico para contenção de plásticos e poluentes surgentes da variação das correntes.
Com o crescimento da Precious Plastic ES pretende-se aumentar a capacidade de processamento de resíduo plástico com a aquisição de mais máquinas, como compressora, extrusora, forno industrial, máquina de lavagem com sistema fechado e equipamentos de marcenaria. Queremos melhorar o serviço de educação ambiental, desenvolvendo um espaço para atender o público, em parceria com escolas e setor público. Os recursos necessários para o desenvolvimento são em termos de capital, novas máquinas e equipamentos. Em termos de pessoas, ampliação da capacitação da equipe, assim como, novos integrantes como profissionais de marketing para comunicação digital, design para o desenvolvimento de novos produtos, setor de vendas para ampliar os canais e oportunidades de venda, e também colaboradores para a fabricação dos produtos. Para isso firmaremos parcerias com os pontos de coleta para obter o material, com um fabricante de moldes e o SENAI para certificação de qualidade.
Transformando lixo em luxo? Transformando a perspectiva perante ao maior poluente do planeta terra.
O plástico está presente em todo o mundo, mesmo em lugares que o ser humano não consegue alcançar.
- Do plástico produzido entre 1950 e 2015, apenas 19% foi reciclado.
A maioria acaba em aterros sanitários ou no meio ambiente, desemboca em rios e acaba nos oceanos, enquanto o restante é incinerado. - Compramos cerca de um milhão de garrafas a cada minuto no mundo A produção anual de plástico atingiu 311 milhões de toneladas em 2014. Isso equivale a aproximadamente 271.126 estátuas do Cristo Redentor.
- A questão da poluição plástica afeta o meio ambiente, visto que uma das principais vias de entrada do plástico na natureza é o descarte inadequado.
Diante do problema da reciclagem de resíduos plásticos, faltam soluções escaláveis para aumentar as taxas de reciclagem.
Vários fatores contribuem para a gestão ineficiente de resíduos plásticos, incluindo orçamentos municipais limitados, infraestrutura inadequada, falta de políticas governamentais eficazes, planejamento insuficiente, educação inadequada, pressões econômicas, compreensão limitada dos perigos associados ao acúmulo de resíduos e envolvimento insuficiente das partes interessadas. Nossa cidade tem sofrido por um longo tempo com o enorme impacto do plástico, a poluição das grandes indústrias, e sempre buscamos fazer a nossa parte.
Ao conhecer a Precious Plastic, nossa responsabilidade em ações, conscientização e defesa do meio ambiente aumenta ainda mais, e somos gratos por isso.
A Precious Plastic é uma organização que visa resolver o problema da disponibilidade limitada de máquinas de reciclagem de plástico em todo o mundo. Começou com protótipos de máquinas em pequena escala e compartilhou o modelo como “código aberto”, permitindo que as pessoas acessassem, comentassem e dessem sugestões para o desenvolvimento de máquinas.
A crise global de resíduos plásticos do mundo requer políticas coordenadas e soluções tecnológicas para melhorar os sistemas de gestão de resíduos. Alternativas como a Precious Plastic são exemplos de organizações presentes em todo o mundo que criaram o impulso para a reciclagem descentralizada, rumo à transição para uma economia circular.
Decidimos criar esta coleção de chaveiros de plástico reciclado HDPE baseados nos animais que chegam à nossa costa, enfatizando a preservação e o cuidado ao nosso patrimônio global. A baleia-jubarte, tubarão, golfinho e tartarugas.
Projeto Vida Marinha
Ficamos muito felizes em poder agregar valor à Fundação Mamíferos Aquáticos. Eles possuem um trabalho de longa data na conservação de mamíferos aquáticos, meio ambiente e educação socioambiental, inspirador para nós!
- Cada chaveiro Vida Marinha equivale a 30 tampas de plástico (PE/PP) que iriam para descarte ou para a natureza.
- Todo o valor arrecadado com a venda dos chaveiros será convertido em doações para a conservação de mamíferos aquáticos e seus habitats.
- Criamos o modelo 3D do molde no TinkerCad, que é uma ferramenta gratuita, e nossos amigos do Precious Plastic Cotia (São Paulo) fizeram o molde para nós.
- O plástico também é coletado em nosso bairro, próximo à praia, por meio de pontos de coleta
A Precious Plastic tem sido uma verdadeira amiga da Airdrop Culture na busca por um futuro mais sustentável. Sua abordagem inovadora e compromisso com o upcycling têm sido inspiradores, mostrando-nos que o plástico pode ser uma solução, e não apenas um problema. Ao promover a conscientização e oferecer recursos acessíveis, a Precious Plastic está capacitando pessoas em todo o mundo a tomar medidas concretas para uma natureza melhor. Juntos, podemos abraçar o upcycling como uma ferramenta poderosa para transformar nosso relacionamento com o plástico e construir um mundo mais sustentável.
ARDRP LOGO MADE WITH COCA-COLA
O upcycling é o processo de transformar resíduos ou materiais descartados em produtos de maior valor e qualidade. Diferente da reciclagem convencional, que envolve a quebra do material em partes menores para sua reutilização, o upcycling utiliza o plástico de maneira criativa, preservando suas características originais. Essa abordagem vai além da simples redução do desperdício, pois busca agregar valor ao material, dando-lhe uma nova vida.
Raspador de Parafina Ocean Blue & Boardshort ARDRP “NAVY”



O upcycling como ferramenta para do redução do lixo plástico proporciona um amplo poder de criatividade na elaboração dos produtos. Uma vez que o plástico em si consegue atingir coloração entre um modelo e outro. Nesse projeto pegamos uma chapa de plástico construida com diversas tampinhas e produtos PE/PP na cor azul.
Fotografia de Bernardo Martins Xavier, Cabo Frio, Rio de Janeiro 2017.
Respect and Preservation ♻️💚